data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Balanço foi apresentado em evento com a imprensa na manhã desta terça-feira, na UFSM
Em um café da manhã com a imprensa, nesta terça-feira, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, garantiu que a principal prioridade da instituição para 2020 é garantir a Assistência Estudantil a todos os alunos que precisam. Burmann se orgulha de citar os números da Assistência Estudantil e salienta que é este benefício que mantém os estudantes dentro da universidade.
VÍDEO: Santa Maria terá Centro de Referência em Autismo
_ Dos nossos 27 mil estudantes, 5,3 mil fazem jus ao Benefício Socioeconômico, que são aqueles estudantes que tem uma renda per capita familiar de menos um salário mínimo e meio. E eles precisam deste apoio da instituição para se manterem aqui. Os resultados que nós temos com a Assistência Estudantil é que temos conseguindo, além da inclusão destes jovens, formar profissionais altamente comprometidos e qualificados _ defende.
O reitor salientou que o contingenciamento de recursos afetou muito trabalho da instituição federal de ensino, mas afirma que tudo foi feito dentro do planejamento, com as adaptações necessárias. O pró-reitor de Planejamento, Frank Casado, diz que, depois do anúncio de corte de R$ 6 milhões no orçamento deste ano, a universidade recebeu toda a verba prevista para 2019.
Intenção de compras para Natal cresce 29% na cidade, diz pesquisa
O evento é uma prestação de contas da UFSM do ano que se encerra e a apresentação de previsões administrativas para o ano seguinte.
PREVISÃO
Sobre o planejamento administrativo para 2020, o vice-reitor, Luciano Schuch, salientou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda está em tramitação no Congresso Nacional. Contudo, reforça que desde 2015 a instituição sofre com reduções consideráveis de recursos.
Pagamento do IPVA 2020 começa nesta terça-feira
Já o reitor, destaca que a instituição deverá investir em equipamentos e mobiliário, para usufruir de novas edificações concluídas recentemente.
_ Temos que fazer estes prédios serem usados, por que se deixarmos as edificações assim, concluídas e sem uso, vai ser mau uso do dinheiro público de qualquer jeito. Nós temos prédios finalizados ou com 80%, 90%, 95% das obras feitas. Temos que ser coerentes _ avalia Burmann.
Em 2019
- A UFSM atendeu 5.313 alunos com o Benefício Socioeconômico
- Foram servidas 1,9 milhão de refeições no ano, entre a seis unidades do Restaurante Universitário de todos os campi
- Entre as sete Casas dos Estudantes, de todos os campi, foram ofertadas 2.250 mil vagas de moradia